Torne-se um contador consultor e aumente o seu faturamento!

Contador consultor

Índice

Informações importantes que vão ajudar você a se tornar um contador consultor de sucesso

Entenda como se tornar um contador consultor e otimize as receitas do seu escritório.

Tornar-se um contador consultor pode levar ao seu escritório, a seus clientes e toda a classe contábil inúmeros benefícios.

Contudo, você que é profissional da área bem sabe que essa não costuma ser uma tarefa fácil.

Sabendo disso, no artigo de hoje trouxemos informações importantes para ajudar você a atuar nessa área com mais segurança e eficiência.

Nesse cenário, fique com a gente até o final do nosso material, saiba mais sobre o assunto, conheça os benefícios e como se tornar um contador consultor de sucesso!

O que é a gestão de um escritório contábil?

Inicialmente, antes da gente conversar sobre como se tornar um contador consultor, é importante que a gente bata um papo sobre a necessidade de você desenvolver uma administração do seu escritório de forma eficiente.

Na verdade, você, que atua nessa área, bem sabe por que é essencial desenvolver rotinas adequadas, ter um bom acompanhamento de seus resultados e acompanhar da maneira certa o desenvolvimento de suas atividades.

Sendo assim, a gestão do seu escritório é um assunto importante, para o qual você precisa dar a devida atenção.

Isso ocorre principalmente quando a gente considera que é por meio delas que você terá mais eficiência ao dar suporte adequado aos seus clientes, alinhado com as necessidades de cada um deles.

Nesse cenário, podemos entender a gestão de um escritório contábil como sendo o cuidado com a condução do seu empreendimento, considerando fatores como controle dos seus números, organização de suas rotinas, dentre outros.

No próximo tópico vamos analisar com mais profundidade a importância de você dar a devida atenção à maneira como você conduz o seu negócio contábil, mas antes, leia alguns artigos os quais vão ajudar você a se tornar, com mais facilidade, um contador consultor:

Por que você precisa dar atenção a ela?

É por meio da maneira como você administra o seu empreendimento que suas rotinas estarão organizadas.

Tal aspecto está diretamente ligado ao cumprimento das obrigações de seus clientes, como cálculo da folha de pagamento, de impostos, envio de declarações, elaboração de relatórios contábeis, ou seja, com as entregas que serão realizadas pelo seu escritório.

Perceba que quando seus processos não estão estruturados de maneira eficiente, você poderá ter problemas como cálculo equivocado de guias, perda de prazos, dentre outros.

Isso poderá ter impacto no seu caixa, já que poderá ter que lidar com juros, tendo em vista que o erro partiu do escritório e também com problemas ligados à sua credibilidade no mercado.

Ainda, por tratar-se de aspectos financeiros, você bem sabe da importância que o acompanhamento adequado dos seus números têm, concorda?

Sendo assim, a maneira como você administra o seu escritório também poderá ter repercussão nos seus números.

Por exemplo, ao dedicar tempo para analisar seus próprios relatórios, definir e implementar planos de ação para melhorar suas finanças, ela contribuirá para que você alcance seus objetivos com muito mais facilidade.

Outro aspecto importante quando tratamos desse assunto está ligado à gestão da sua equipe.

Isso porque, como você bem sabe, é fundamental contar com uma equipe integrada e plenamente atualizada sobre mudanças na legislação as quais possam impactar em seus clientes.

Sendo assim, a gestão do seu escritório também precisa se preocupar na busca por soluções as quais contribuam para que você possa tornar mais fácil aos seus colaboradores atualizarem seus conhecimentos, sejam disponibilizando momentos específicos do seu dia para realizarem estudos e participação em eventos, dentre outros.

Perceba que a gestão do seu escritório precisa ser desenvolvida de forma planejada para que você possa ter mais eficiência em seus processos, sendo que ela deve levar em consideração os serviços prestados pelo seu escritório, agir assim facilitará a fluidez em seus processos.

O que a gente pode entender por serviços contábeis?

Nesse sentido, é interessante que a gente analise também o que, de fato, podem ser considerados os serviços do seu escritório.

Eles estão diretamente relacionados com as entregas que deverão ser feitas a seus clientes.

Os serviços contábeis podem ser entendidos como aquilo que foi contratado do seu escritório, ou seja, o que as empresas que estão sob sua responsabilidade terá como resultado.

Nesse contexto, o mais comum que se tem, quando se trata desse assunto, é o serviço de assessoria, no qual o escritório irá se responsabilizar por realizar alguma atividade ligada ao cumprimento de determinadas obrigações.

Por exemplo, temos serviços de assessoria tributária, por meio da qual é realizado o cálculo de tributos, envio de declarações, bem como atividades as quais contribuem para que a empresa esteja em plena conformidade junto ao fisco.

Também serviços de assessoria em departamento pessoal, que se encarrega de calcular a folha de pagamento, envio de declarações como GFIP, etc, dentre outros.

Conhecer os serviços que, de fato, o seu escritório presta é importante para que você tenha mais eficiência ao gerir sua empresa.

Isso porque será a partir desse entendimento que você poderá fornecer soluções àqueles que contratarem sua contabilidade, bem como poderá definir seu preço de venda de forma mais alinhada à sua realidade.

Além disso, é a partir desse conhecimento que você conhece elaborar contratos de prestação de serviços mais claros, evitando desentendimentos e frustrações.

Por que é importante saber quais são os serviços que, de fato, você presta?

Nesse aspecto, quando você delimita os serviços que serão prestados por sua contabilidade, além de dar mais clareza à relação com seus clientes, ainda facilita a entrega de alternativas que possam simplificar o dia a dia dos contratantes, e esse ponto cabe ser melhor analisado.

Perceba que um dos motivos pelos quais faz com que seus serviços sejam solicitados consiste na existência de uma necessidade, uma dor.

Sendo assim, além de contribuir para uma gestão mais eficiente, quando você conhece o que, de fato, você irá entregar, fica mais fácil conhecer em quais situações você terá mais eficiência ao ajudar aqueles que procuram por seus serviços.

Em tal cenário, fica mais fácil até mesmo ter argumentos para explicar aqueles que procuram por seu escritório como eles podem ser úteis.

Por exemplo, fazendo com que ele possa entender com mais facilidade como sua contabilidade ajudará a poupar tempo e contribui para tornar mais fácil o enfrentamento às questões ligadas ao cumprimento da burocracia, com as quais o empreendimento tenha de lidar.

Por que eles são importantes para um contador?

Nesse cenário, outro aspecto relevante é entender por que o serviços contábeis é relevante para você, que atua na área contábil.

Perceba que eles geralmente possuem maior demanda nos escritórios, o que facilita bastante a captação de novos clientes.

Ainda, por meio deles você consegue entender melhor quais as dificuldades com as quais seu público está tendo de lidar, fazendo com que você possa oferecer alternativas para superá-las, principalmente ao começar sua jornada como contador consultor.

Também, ao prestar serviços de assessoria, fica mais fácil entender particularidades de diferentes tipos de empresa, isso facilita bastante com que você possa entender como uma sugestão poderá se comportar na prática.

Perceba que esse ponto é muito relevante pois existem muitas ideias que inicialmente parecem ótimas, todavia, ao serem implementadas, passam a ser impactadas por variáveis diversas, o que acaba fazendo com que elas não tenham todo o sucesso esperado.

Por que você não pode focar apenas neles?

Todavia, como a gente percebeu, é fundamental que você tenha uma visão que vá além das entregas ligadas à prestação de serviços de assessoria.

Você sabe que o trabalho de um contador vai muito além de lidar com a burocracia.

Sim, esse aspecto é importante, mas é importante lembrar que o seu conhecimento poderá ser muito melhor aproveitado se utilizado em prol do desenvolvimento dos negócios que estão sob sua responsabilidade.

Perceba que você é o profissional que tem o conhecimento necessário para identificar a situação atual de um empreendimento e fornecer alternativas para que ele possa ter mais desenvoltura ao lidar com seus problemas e encontrar formas as quais possibilitem crescer e prosperar.

Por que você, como contador, precisa se preocupar com os desafios com os quais seus clientes precisam lidar?

Nesse contexto, perceba que deve ser uma inquietação também do seu escritório buscar entender os desafios com os quais as empresas estão lidando e procurar por respostas as quais possam ajudá-las a lidar com esses problemas.

Lembre-se que, quando uma empresa que está sob sua responsabilidade encerra as atividades, principalmente devido a questões que poderiam ser facilmente evitadas, você perde um cliente.

Todavia, quando você consegue ajudar uma organização a melhorar seus resultados, além de preservar o faturamento da sua empresa, passa a contar com uma empresa satisfeita, a qual poderá ajudar a trazer outras ao seu escritório.

Que tipo de problemas seu cliente pode ter os quais você poderá ajudar como um contador consultor?

Nesse aspecto, obviamente que atuar como contador tradicional, prestando serviços de assessoria, pode ser útil, mas ao trabalhar como contador consultor você amplia sua possível área de atuação, fazendo com que possa também facilitar a gestão de empresas a realizarem escolhas inteligentes.

Sendo assim, ao atuar como contador consultor, você poderá analisar relatórios financeiros para identificar como está a saúde do negócio.

A partir daí poderá sugerir ações que possam ter impacto positivo nos números da empresa.

Também, como contador consultor, poderá apresentar estratégias as quais contribuam para reduzir o valor pago em tributos pelo empreendimento, isso de maneira totalmente legal e alinhada com aquilo que a nossa legislação permite. 

É o planejamento tributário que pode ser usado em tal cenário.

Aqui é importante trazer que, quando você se especializa nessa área, poderá levar muito mais soluções, além, por exemplo, da escolha do regime que apresente a menor carga de impostos.

Lembre-se que existem várias alternativas às quais você pode recorrer nesse sentido como, por exemplo, orientar a empresa a participar de programas de incentivos e benefícios fiscais, adesão a parcelamentos, dentre outros.

Ao desenvolver atividades de contador consultor você pode sugerir também alternativas para que a empresa possa enxugar sua folha de pagamento, reduzir os riscos trabalhistas e, ainda, atender de maneira integral à legislação da área.

Lembre-se que a bagagem obtida no seu escritório contábil, ao acompanhar a rotina de seus clientes, ajudará bastante, tanto em propor alternativas quanto em saber como elas poderão performar na prática.

O que é consultoria contábil?

Tudo isso exposto, é importante que a gente traga, então, o que podemos perceber sendo o trabalho de um contador consultor.

Daqui em diante, após essa nossa conversa, fica mais fácil ter esse entendimento.

Sendo assim, o serviço de consultoria contábil, desenvolvido por esse profissional, pode ser percebido como aqueles os quais têm como propósito ajudar um empreendimento em aspectos ligados à gestão do estabelecimento, como auxílio na área de planejamento tributário e gestão financeira.

O foco dessa atividade é entender o atual cenário de uma organização e fornecer alternativa as quais possam contribuir para que ela enfrente com mais desenvoltura seus problemas, além de fornecer alternativas que contribuam para prevenir que eles possam ocorrer em um empreendimento, bem como contribuir com estratégias as quais possibilitem aumento do faturamento e lucros da empresa.

Por que é uma boa alternativa investir nessa área?

Atuar como um contador consultor é uma estratégia inteligente, a qual pode trazer excelentes resultados tanto ao seu escritório quanto a você, como profissional.

Perceba que você é o profissional que, de fato, tem a expertise necessária para entender uma empresa, identificar necessidades e estabelecer ações que devem ser implementadas para que o empreendimento possa prosperar.

Sendo assim, é uma maneira de utilizar de forma estratégica o seu potencial.

É necessário trazer também que a função de um contador vai muito além de preencher formulário, entregar declarações, calcular impostos.

Isso porque ele tem potencial para ajudar empresas a saírem de situações de riscos, fornecer apoio para que possam evitá-las e ajudar com estratégias as quais tenham impacto positivo nos números do empreendimento, facilitando a redução de gastos e otimização do uso dos recursos disponíveis no empreendimento.

Dessa maneira, ao atuar como contador consultor você estará utilizando de maneira mais ampla todas as possibilidades disponíveis em sua profissão.

Além disso, é importante trazer que essa também é uma forma de aumentar seus ganhos.

O trabalho de um contador consultor geralmente costuma ser muito bem remunerado.

Além disso, existem várias formas às quais você pode recorrer para negociar os honorários que serão pagos.

Por exemplo, além de um valor fixo, você poderá tentar buscar junto a seu cliente um percentual sobre valores poupados em um período, ou mesmo sobre ganhos que você tenha conseguido ajudar a empresa a auferir.

Quais os principais desafios e cuidados com os quais precisará lidar?

Todavia, é imprescindível trazer que essa não é uma área tão fácil de se atuar.

Inicialmente você precisará ter um bom preparo para tanto, o que significa que terá de estudar com mais profundidade como o trabalho de um contador consultor precisa ser desenvolvido, quais detalhes estão envolvidos nessa área.

Ainda, será necessário trabalhar em muitos empresários a concepção de que o contador é o profissional responsável apenas em ajudar uma empresa a lidar com a burocracia.

Muitos empresários ainda desconhecem a real importância que um contador consultor tem quando se trata de aumento dos lucros de uma empresa, proteger o patrimônio do negócio e evitar com que o empreendimento tenha problemas junto ao fisco.

Nesse sentido, é importante que o seu preparo envolve otimizar a sua argumentação para auxiliar gestores a terem a percepção adequada da sua profissão.

Contar com números e exemplos de situações nas quais você conseguiu ajudar empresas a otimizarem resultados é uma forma que ajudará bastante nesse propósito.

Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o que considerar ao ser um contador consultor iniciante:

Por que é importante se preocupar em realizar a adequação dos seus processos internos?

Ao trabalhar com um contador consultor é importante que você perceba os impactos que essa decisão poderá ter em sua contabilidade.

Perceba que esse profissional, ao ser contratado, deverá, inicialmente, estudar em profundidade a empresa para a qual prestará serviços.

É dessa forma que será possível identificar os problemas com os quais ela precisa lidar, de maneira a poder fornecer soluções para enfrentá-los.

Nesse viés, tempo é algo com o que você precisará contar.

Ainda, é preciso trazer que, se você não tiver um preparo e organização adequados, seu escritório poderá ficar sem a sua atenção.

Isso poderá representar prejuízos financeiros ou mesmo junto à sua imagem.

Perceba que problemas como cálculo equivocado de impostos e folha de pagamento, principalmente se não considerar mudanças na legislação, poderá ter impacto negativo em sua imagem e afugentar até mesmo potenciais clientes que poderiam contratar seu trabalho como contador consultor.

Dessa maneira, é imprescindível que você adeque seus processos internos, de forma a ter mais tempo para se dedicar a essa novas demandas, evitando que você venha a ter problemas futuros.

O que fazer para adequar as rotinas do seu escritório ao se tornar um contador consultor?

Nesse contexto, existem várias alternativas às quais você pode recorrer para tanto.

Por exemplo, você poderá treinar sua equipe para ter mais autonomia, tanto no que se refere à busca conhecimento para se manter atualizada, quanto para negociar junto a clientes informações que precisam em seu dia a dia, dentre outros.

Fazer isso é algo que pode trazer muitos ganhos à sua contabilidade, como, por exemplo, processos mais fluidos e rápidos.

Todavia, pode ser algo muito trabalhoso e você precisa ter cuidado para não centralizar responsabilidades em uma só pessoa, o que poderá trazer mais dificuldades, por exemplo, caso sua contabilidade não possa mais contar com ela.

Paralelo a isso, você poderá criar um grupo de trabalho específico para ajudar você com as atividades de contador consultor.

Contudo, é necessário levar em consideração que você precisará estruturar seu departamento, definir como ele deverá funcionar, estabelecer atribuições, contratar novos colaboradores, isso tudo também demanda tempo.

Nesse cenário, perceba que já estamos com dois grandes desafios com os quais você terá de lidar ao focar em atuar como contador consultor. 

O primeiro deles consiste em se preparar profissionalmente para lidar com essa nova área, o segundo ajustar seus processos para poder se dedicar da maneira adequada com as novas demandas, principalmente quando começarem a surgir trabalhos na área, momento que exigirá bastante dedicação.

Quem lucra quando você presta serviços como contador consultor?

Todavia, é importante trazer que tornar-se um contador consultor é uma decisão que pode trazer muitos benefícios, a diferentes personagens, não apenas a você.

Nas próximas linhas você entenderá mais por que é interessante lidar com todos os obstáculos.

Seu cliente

Perceba que o foco de um contador consultor é fornecer soluções as quais possibilitam que seus clientes possam crescer e se desenvolver.

Sendo assim, você poderá contribuir para que as empresas contratantes possam, primeiramente, conhecer os problemas que estão enfrentando.

Esse ponto é importante, tendo em vista que muitos acabam não identificando a causa que, de fato, está provocando problemas no negócio, passando a tratar apenas os sintomas em vez da causa em si.

Isso, em vez de resolver, faz com que, por vezes, a situação acabe se complicando, servindo apenas para que o negócio acabe gastando dinheiro e energias de forma desnecessária.

O trabalho de um contador consultor permite, então, identificar gastos que podem ser cortados, atividades que estão contribuindo para que o empreendimento tenha mais lucratividade, levantar os preços de produtos ou serviços gerais, dentre outros.

Nesse cenário, você atuará como um verdadeiro facilitador da gestão de uma empresa, tornando mais fácil com que ela possa decidir de maneira acertada, adotando estratégias que estejam de acordo com as metas do negócio.

Seu escritório

Ao atuar como um contador consultor, você amplia as soluções disponibilizadas a seus clientes, isso permite que eles tenham mais comodidade, ao obterem soluções sem a necessidade de procurarem em outros locais, evitando que você os perca para a concorrência.

Dessa forma, é uma maneira de aumentar os lucros do seu negócio, contribuindo com a melhora da saúde financeira da sua contabilidade.

Ser um contador consultor ajuda também a fortalecer a sua marca no mercado, principalmente em situações nas quais você apresente resultados satisfatórios.

A classe contábil

Como bem já conversamos, o mercado possui uma concepção equivocada sobre o trabalho de um contador.

Há tempos que esse profissional deixou de ser necessário apenas para ajudar empresas a lidarem com o cumprimento da legislação.

Você bem sabe o quão essa profissão é importante para o sucesso de uma empresa.

Ainda, empresas saudáveis contribuem para uma economia mais equilibrada, fazendo com que todo um país possa se beneficiar.

Dessa forma, o contador consultor possibilita que o público empresário e sociedade em geral passe a entender qual é, de fato, a função e importância do contador, contribuindo para romper com um estereótipo.

Por que contar com a terceirização pode ser uma ideia viável em seu negócio?

Em tal cenário, outras estratégias com as quais você poderá contar para otimizar a gestão da sua contabilidade e, ainda, poder se adaptar da maneira adequada às exigências de se preparar para exercer as responsabilidades de um contador consultor, é ter a ajuda de uma empresa terceirizada.

Perceba que a Lei 13429/2017 já permite que a atividade-fim possa ser terceirizada.

Em tal cenário, você poderá contar com ajuda especializada para lidar com as rotinas de seus clientes.

Sendo assim, poderá enxugar sua equipe, reduzir seus riscos trabalhistas e, por vezes, diminuir os custos do seu escritório.

Por meio da ajuda de uma empresa terceirizada você consegue atender com eficiência à necessidade de seus clientes e ter mais tranquilidade em saber que tudo está sendo realizado da maneira certa.

Quais os aspectos que você precisa se atentar ao contratar uma terceirizada para lidar com as demandas de seus clientes?

Todavia, é importante ponderar alguns aspectos, antes de fechar as negociações com um terceiro, o qual será icubido de lidar com as demandas do seu escritório.

Inicialmente é importante que você procure entender se ele está preparado para atender às demandas de seus clientes, no que se refere à estrutura física, de pessoal e tecnológica.

Perceba também que cada empresa tem suas particularidades, verifique qual a expertise do novo parceiro e se ele conhece de maneira específica as necessidades das empresas que você atende.

Também coloque todos os seus gastos na ponta do papel.

É necessário perceber que você irá assumir um novo compromisso, o seu caixa precisa estar preparado para lidar com a situação da maneira correta, caso contrário, você não encontrará solução, apenas mais um problemas para resolver no futuro.

Busque conhecer a equipe, especialização dos colaboradores, dentre outros aspectos que você julgue relevantes

Outro ponto importante está relacionado aos serviços que serão prestados.

Busque conhecer quais os limites que deverão ser respeitados, evite frustrações ao necessitar que uma tarefa seja feita mas não esteja contemplada no acordo.

Note que uma comunicação clara e objetiva ajudará bastante nesse momento.

Você precisará dar atenção também à elaboração do contrato de prestação de serviços.

Garanta que ele seja específico e claro, agir assim evita com quem você tenha de lidar com contratempos no futuro.

Lembre-se que ele é um instrumento que existe para proteger os direitos e esclarecer os direitos de ambos envolvidos no acordo estabelecido.

Por que, ao se transformar em um contador consultor, é uma estratégia inteligente contar com o suporte de colegas que já entendem dessa área?

Como você já percebeu até aqui, ser um contador consultor pode trazer a você, seu escritório e toda a classe contábil várias vantagens.

Porém, você precisa ter um preparo adequado e são muitas variáveis a considerar para que você possa começar nessa área com mais segurança.

Sendo um caminho novo, é importante que você conte com ajuda para ter um melhor conhecimento sobre quais atitudes, comportamento e estratégias utilizar para poder lidar com essa decisão com mais facilidade.

Agir assim torna todo processo mais fácil, evita que você tenha contratempos os quais venha trazer prejuízos significante e utiliza bastante a sua entrada nessa nova área.

Nesse contexto, contar com a ajuda de quem entende é uma alternativa inteligente, a qual permite poupar o seu tempo e evita que você tenha maiores dores de cabeça ao se tornar um contador consultor.

Ter auxílio de quem já fez o percurso o qual você está iniciando contribui para que você dê passos mais seguros, possa identificar e se esquivar de armadilhas além de possibilitar que  você possa fazer escolhas as quais tenham repercussão positiva na sua atuação.

Sendo assim, no botão abaixo você conhecerá que pode apoiar você a transformar o sonho de tornar um contador consultor realidade:

Suporte especializado para ajudar contadores a desenvolverem atividades de consultoria

Pedro Nery: vou ajudar você a transformar seu sonho de se tornar um contador consultor realidade!

A gente pode observar em nossa conversa que atuar como um contador consultor costuma ser uma decisão que pode trazer muitos lucros.

Todavia, você precisa adequar a sua gestão e escritório às novas demandas que surgirão a partir dessa escolha.

Contar com a terceirização dos serviços contábeis do seu escritório costuma ajudar bastante nessa tarefa.

Ainda, é imprescindível que você tenha um preparo profissional adequado para as novas responsabilidades com as quais você terá de lidar.

Dito isso, preciso trazer que eu, Pedro Nery, posso ajudar você a realizar essa jornada com mais facilidade.

Ao longo dos anos consegui ajudar muitos contadores a realizarem esse sonho.

O que você acha da gente conversar sobre isso?

Clique no botão abaixo, vamos agendar uma conversa, preciso mostrar a você as vantagens de contar com o meu suporte!

Preciso de ajuda para iniciar meus trabalhos como contador especialista em consultoria

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Conheca A Importancia Da Gestao De Seus Servicos Contabeis Em Sua Contabilidade Blog - Contabilidade.net

Gestão de serviços contábeis: faça isso com eficiência!

Entenda como ter uma gestão de serviços contábeis eficiente em seu escritório contábil! Entenda como ter mais eficiência ao realizar a gestão de seu escritório contábil! Gerir os serviços contábeis da forma adequada em sua contabilidade é essencial para que