Monte sua estratégia de marketing agora

Monte Sua EstratÉgia De Marketing Agora Blog - Contabilidade.net

A estratégia de marketing visa direcionar produtos e serviços de modo oportuno para o cliente certo que busca solucionar suas necessidades e atender aos seus desejos através de  ofertas de mercado.

Para um gestor ou empreendedor que ainda não inseriu estratégias de abordagem de marketing é de suma importância identificar oportunidades de mercado.

Dentre os principais objetivos dessa estratégia, devemos ressaltar o ato de ajudar uma empresa ou marca a posicionar sua presença, otimizar o uso de recursos para veiculação de mensagens e ofertas, e conhecer melhor um determinado público-alvo.

Esse tipo de estratégia depende de planejamento e dedicação, a começar pela pesquisa de mercado, levantamento de informações necessárias e geração de processo de abordagem e de posicionamento de marcas e produtos.

Neste artigo, apresentamos conceitos e dicas fundamentais para você compreender o valor que os atos estratégicos podem gerar e seus principais resultados.

O que é estratégia de marketing?

Seja no mercado presencial ou online, é importante determinar qual tipo de produto, serviço e marca será trabalhada no processo de apresentação, posicionamento e abordagem de mercado.

Quando a empresa já decidiu qual produto será comercializado, é importante lembrar  que nesse momento essa empresa já escolheu os seus fornecedores, já selecionou os seus canais de vendas, criou e desenvolveu a identidade visual de seu negócio e planejou a abertura de sua empresa na internet.

Depois desses passos, a empresa trabalhará para identificar seus potenciais clientes, processo de promoção da imagem da marca e divulgação de produtos e serviços.

Todo ato estratégico depende de uma boa pesquisa e de um bom planejamento que partirá da identificação de público-alvo e de novas oportunidades de mercado.

Como elaborar a melhor estratégia?

A seguir, apresentamos os principais passos de como a sua empresa pode planejar e determinar os principais atos estratégicos como forma de se fortalecer e agir melhor no mercado.

1 – Objetivos

É importante saber para onde a sua empresa pretende caminhar. É fundamental que a marca saiba estabelecer objetivos, metas e projetos futuros para orientar seus esforços.

Quando a empresa consegue definir seus objetivos ela consegue determinar quais ações de marketing analógico e digital poderão ser mais focados.

Ressaltamos que os objetivos e as metas devem ser compreendidos de modo fácil por todos os membros de uma empresa envolvidos com o projeto.

É indicado avaliar quais objetivos podem ser abraçados e por qual equipe, selecionando as pessoas certas para trabalharem em determinada questão.

Ao mesmo tempo é importante quantificar as metas considerando o volume de vendas a ser alcançado, a cota de mercado que pretende alcançar e o nível de satisfação do cliente a ser trabalhado.

2 – Identifique as metas certas

Não adianta uma empresa definir metas que não podem ser atingidas em um prazo muito curto ou em um mercado sazonal.

É fundamental enxergar o alvo, a fonte de mercado e o posicionamento da empresa perante o mercado.

Antes mesmo de atingir o cliente certo, é importante escolher o segmento de mercado para o qual a marca irá se dirigir. Antes de definir as metas, é importante identificar o público que a empresa precisa atingir com a implementação de ações de marketing.

3 – Tipos de produtos

Outro fator a ser analisado é conhecer os três tipos de produtos fontes. Nesse ponto poderá ser trabalhado o produto similar aos que já são vendidos pela sua empresa; os produtos de uma mesma categoria, oferecidos por concorrentes; e os produtos de uma outra categoria que podem inovar ou criar uma nova linha de produtos em sua empresa.

4 – Posicionamento

Antes mesmo de selecionar as mídias analógicas e digitais a serem usadas para comunicar a campanha ao cliente, é importante na estratégia de marketing pensar no posicionamento.

O posicionamento da marca tem a ver com a forma como ela quer ser vista pelo seu cliente, buscando um diferencial em relação à percepção do cliente.

5 – Defina o público-alvo

É indicado analisar e conhecer bem o público-alvo, sendo essa uma das principais etapas do planejamento de marketing. A partir dessa pesquisa é possível determinar o perfil do cliente e adequar a linguagem e o conteúdo produzido.

Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de orientar a campanha para o público que realmente tem interesse na mensagem, seja através das mídias analógicas ou digitais.

6 – Plano financeiro

A aplicação de uma estratégia de marketing gera custos com investimento em compra de anúncios, pesquisas de mercado, desenvolvimento de peças visuais e promocionais, e até mesmo investimento pesado em “branding”.

É indicado que o gestor de marketing tenha pleno controle sobre os gastos envolvidos para não comprometer a realização do projeto.

7 – Análise dos resultados

É orientado fazer monitoramento constante da realização dos esforços de posicionamento e de projeção de marcas e de produtos através de planilhas e relatórios confiáveis.

Quais são os benefícios?

Depois de apresentarmos as principais dicas relativas ao desenvolvimento e aplicação de estratégias de marketing, apresentamos os principais benefícios.

Melhoria no uso de recursos

Tudo que existe dentro de uma empresa, desde a matéria-prima, estoque, insumos, ferramentas, pessoal, metodologias, planejamento, canais de venda e de comunicação demanda investimento de recursos de tempo e dinheiro.

É importante ressaltar que o marketing ajuda a criar estratégias de posicionamento, divulgação e até mesmo de melhoria de consumo que ajuda a reduzir os custos, otimizando verba para veiculação de anúncios e até mesmo orientando a pesquisa e o desenvolvimento de produtos melhores focados na necessidade do cliente.

Segmentação

Além de identificar clientes, o trabalho do marketing ajuda a gerar identificação de mercado de modo efetivo e mais eficaz, orientando a identificar oportunidades de mercado e público-alvo de modo mais eficiente, abrangendo dados como faixa etária, nível de renda, localização geográfica e entre outros.

Evita a empresa de colocar anúncios de forma aleatória em qualquer mídia ou ambiente de mercado, o que seria mais custoso para a marca.

Adaptação

O trabalho do marketing ajuda a adaptar produtos, serviços e marcas às novas realidades e demandas do mercado. Orienta a reavaliar o posicionamento da marca e do produto em relação ao mercado, aos concorrentes e ao cliente.

Análise de produtos

Ao adotar um bom planejamento de marketing, a empresa se sente mais fortalecida para definir os pontos fortes e fracos de cada produto.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos os principais conceitos teóricos e práticos de estratégia de marketing e dicas fundamentais para iniciá-lo da melhor forma. Escolha quais delas mais se adaptam às necessidades do seu negócio e comece a alavancar as suas vendas!

Para isso, contar com profissionais qualificados e com a devida expertise sobre o assunto é fundamental. Afinal, eles possuem vasta experiência e, com isso, irão te orientar da melhor forma possível sobre como montar uma estratégia de marketing eficiente para a sua empresa.

A Contabilidade.net possui um time de especialistas altamente preparados para cuidar de todas essas questões, enquanto você se atenta a outros fatores de sua rotina. Estamos à disposição para auxiliar com tudo o que for necessário, e reduzir as burocracias que impedem o seu negócio de se desenvolver.

classifique nosso post

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados