Seja mais que um contador, seja um empresário contábil! Conheça as fases da transformação digital e saiba como mudar otimizar sua empresa
Processo de transformação digital na área contábil – saiba identificar em que fase a sua empresa está e veja como ter maior sucesso na implementação da tecnologia a seu favor
A tecnologia não é mais algo que faz parte do futuro; hoje, a automatização faz parte de todo setor e empresa que prospera no mercado. Mas será que sua empresa contábil está já atingiu maturidade neste assunto ou ainda está engatinhando na tecnologia?
Sem tecnologias intensivas, os profissionais de contabilidade estão perdendo clientes, deixando de ganhar tempo e o principal, deixando grande parte do lucro escapar.
Por isso, tendo como base pesquisa realizada pela Quickbooks com contadores de todo o Brasil, este artigo traz o ponto de vista sobre 4 fases tecnológicas em que sua contabilidade pode estar.
Descubra em qual fase a sua empresa se encontra e saiba como aprimorar mais ainda o seu negócio com a utilização da tecnologia.
Estas 4 fases são:
- Ainda não entendi com clareza como a tecnologia pode melhorar o meu negócio.
- Já entendi que devo aportar tecnologia no meu negócio, mas não estou conseguindo sair do lugar.
- Comecei a transformar meu negócio com tecnologia e agora preciso acelerar.
- Meu negócio já cresce aceleradamente com a tecnologia.
Antes de falar das fases da transformação digital, compreenda um pouco mais sobre a importância da tecnologia do setor contábil
A revolução digital na contabilidade já ocorreu em muitas empresas de contabilidade, que viram a tecnologia como o meio ideal para melhorar os processos e acelerar os resultados.
Esses armários de arquivos de aço, cestas de papel com excesso de papel e máquinas de cálculo serão eliminados logo que o cliente exigir agilidade, conveniência e eficiência.
Isto demonstra como a transformação digital na contabilidade não é uma despesa de fantasia, mas uma obrigação para todo contador que deseja permanecer competitivo no mercado.
4 fases da transformação digital, em qual delas sua empresa está?
Segundo a pesquisa, cerca de metade dos profissionais contábeis disse que sabe que é necessário investir em tecnologia, entretanto não sabe como fazer. 8% dos entrevistados responderam: “ainda não entendi com clareza como a tecnologia pode melhorar meu negócio”.
Outros 33% responderam que começaram a investir em tecnologia, e apenas 10% consideram a empresa avançada com as adaptações tecnológicas
Veja agora em qual fase está sua empresa de contabilidade.
1- “Ainda não entendi com clareza como a tecnologia pode melhorar meu negócio”
Você já conheceu gente que morre de medo de novidade? Pois bem! Com a tecnologia, todo dia é dia de inovação. E tem empresário contábil que costuma enfiar a cabeça num buraco para poder fingir que não está vendo a evolução tecnológica.
Isso é o que acontece com grande parte dos profissionais de contabilidade. Estes não são os contadores que estão em suas zonas de conforto, porque normalmente sentem desconforto com a situação e com o momento de mudança ou adaptação.
Uma sensação ruim de insatisfação com o negócio, da baixa conquista de clientes, da dificuldade de lucrar. Muito disso é resultado desse comportamento de fugir da tecnologia. Quem não avança e inova fica parado no mercado, perdendo oportunidades de se desenvolver e alcançar novos patamares.
De fato, não tem como continuar com esse comportamento, pois é isso que está levando várias empresas do setor contábil ao fracasso. Afinal, a tecnologia tem se provado como um dos principais pilares estratégicos para as empresas contábeis.
A inteligência artificial é uma prova de que dá para se livrar de processos manuais repetitivos, e demorados nas empresas contábeis.
O primeiro passo é investir num software de gestão de processos.
Os processos internos de sua empresa farão uma enorme diferença tanto em seus negócios quanto nas experiências de seus clientes. E este é um passo importante para a transformação digital ser convertida em bons resultados.
Você poderá oferecer esta organização ao empresário, a fim de fornecer e obter ganhos.
2- “Já entendi que devo aportar tecnologia no meu negócio, mas não estou conseguindo sair do lugar”
Muitos empresários da área contábil ficam estagnados nas primeiras fases de transformação digital, muito por compreender a importância dela, porém não saber como dar os passos necessários para essa mudança.
O que o empresário contábil deve ter em mente, e que mudou completamente como a tecnologia é vista e implementada, é que a transformação tecnológica em sua empresa não é iniciada com a utilização de ferramentas. Ela começa em sua mente. Sua mente, como profissional contábil, deve ser transformada se quiser desafiar o processo de mudança e vencê-lo com maestria.
É preciso sempre questionar “por que eu faço as coisas desse jeito? Não existe um jeito mais fácil, mais automatizado? Será que não tem uma ferramenta que possa resolver isso?”.
A inovação passou de ser um diferencial a mais para as empresas e tornou-se uma necessidade. Mas quem inova primeiro está na frente.
Portanto, não bata seu contador, você tem que ser um empresário contábil. Contador é um profissional regulamentado, habilitado, que cuida da evolução do patrimônio das empresas. Isso é um contador.
E muitas empresas acabam não evoluindo por conta disso, por falta de um pensamento de empresário.
Essa alteração nos pensamentos é que vai lhe dar coragem para colocar em prática. Tenha curiosidade. Não se contente, seja fuçador. Corra atrás das novidades, não corra delas, porque muitos contadores não estão se envolvendo com o processo.
Evite estes dois erros
Vários contadores acham que a equipe é quem tem de fazer mudanças sozinha. Esse é um dos erros de ter atenção para não cometer. Todas as melhorias, ajustes que fizer na empresa tem de ser top – down, de cima para baixo. Ou seja, começar do líder da empresa contábil. Por isso é preciso sempre ter a mente de empreendedor e não apenas contador.
Quer ver outro problema comum que atrapalha a evolução tecnológica? O contador que quer promover uma revolução de tecnologia junto aos clientes e quer aplicar a mudança em todos de uma vez. Já adiantando: Não vai dar certo.
Seu projeto não pode ser implantado em todos os clientes simultaneamente. O objetivo é implantar em um cliente. Deu certo a aplicação? Temos um case de sucesso? Ele será espelho para os outros. Nestas horas o dever de casa conta muito. O primeiro cliente pode ser sua própria empresa.
Você pode implantar, por exemplo, a terceirização do financeiro — também chamada de Business Processing Outsourcing, e BPO Financeiro — dentro da sua empresa e após entender a dinâmica e ter sucesso interno, oferecer aos clientes e aumentar seu ticket médio.
Com essa conquista, você pode mostrar os resultados para outros clientes, que também vão querer aquela solução. No caso do Quickbooks, os clientes têm os números e dados do seu negócio na palma da mão, com aplicativo para celular. Conseguem ver como está a evolução das receitas e das despesas de maneira simples e confiável.
Quebre o tabu de que tecnologia é perfeita!
Muitos contadores, ao escolherem um sistema, querem fazer disso uma relação monogâmica e estável: “Ah, meu marido eterno! Minha esposa para sempre!… Agora é até que a morte nos separe”.
É um erro pensar: “Primeiro eu vou largar o sistema A e depois vou assumir o B”. Não existe sistema completo, que se aplique a todos os clientes. Não existe tecnologia perfeita. Esse equívoco também é bem comum no mercado contábil. O contador tem de ser multiplataforma.
E é aproveitando esse gancho que vamos debater uma fase acima, de quem já está experimentando a tecnologia na empresa contábil e quer escalonar seus negócios a partir disso.
3- “Comecei a transformar meu negócio com tecnologia e agora preciso acelerar”
Se você já tem a tecnologia como pilar estratégico de seu negócio contábil, expandir vai depender de dois fatores: aplicar 4 M e o ciclo PDCA. Conhece?
Fazer o 4 M é ter processos:
- modelados;
- pedidos;
- monitorados, e;
- melhorados.
Já o PDCA é uma sigla em inglês que significa, respectivamente: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).
Nesta fase entra a sua capacidade de gestão, capacidade de multiplicar lideranças, de delegar. É capacitar o outro para ele fazer no mínimo igual a você e, num cenário ideal, melhor que você.
Entretanto. Não adianta só ordenar: “Faça isso!”. As pessoas têm a necessidade de entender o motivo do que estão fazendo.
Sempre terá na sua equipe aquele funcionário que tem birra com a tecnologia. Que prefere continuar fazendo como sempre fez. Muitos até sentem-se ameaçados pela evolução. Mas, no fim das contas, sua equipe é formada por pessoas que estão lutando pelo seu sonho.
Um dos seus trabalhos como gestor é fazer as pessoas crescerem. Porque quando elas crescem, fazem sua empresa crescer também.
Explique ao seu time que o propósito é reduzir o tempo gasto com essa atividade, sendo um serviço básico ao cliente, para aproveitar os funcionários como analistas e consultores do negócio. Uma transformação vantajosa para todos, sua empresa, funcionários e clientes.
Logo, além de trazer a equipe para o seu lado nesta evolução tecnológica, escalar e aplicar métricas no time. É preciso saber quantos clientes sua empresa conseguiu implantar procedimentos de tecnologia, quantas não estão usando, qual tem sido o resultado disso.
4- “Meu negócio já cresce aceleradamente com a tecnologia”
Se é assim que você categoriza o estágio de transformação digital em sua empresa contábil, você já tem uma vantagem competitiva estratégica. Daqui para frente é só aumentar a capacidade de se adaptar aos novos cenários. Entender o que vem pela frente.
O que já dá para rascunhar é que as atividades de conformidade já estão sendo automatizadas. Ou seja, o potencial de crescimento da sua empresa já é bem maior do que as empresas que estão começando esse cenário de mudança agora.
Por exemplo, quando se olha o Reino Unido e os Estados Unidos, apuração de impostos e folha de pagamento são serviços com o preço muito baixo. Muitas vezes, é o próprio Estado quem faz isso.
A realidade no Brasil é de uma concorrência de preços muito severa. Os valores de serviços contábeis estão caindo. Isso vai continuar. Não tem como evitar. São cada vez mais empresários competindo por esse mercado.
Neste contexto surge a necessidade de se adaptar a segunda revolução da contabilidade. Contadores que deixam de cuidar só da burocracia e passam a cuidar da gestão das empresas, do sucesso das empresas.
Um contador que ajuda na gestão financeira, ajuda no planejamento estratégico, também auxilia na definição de processos e na implantação de tecnologia. É a revolução consultiva que está acontecendo no Brasil e que está cada vez mais acelerada e necessária, se seu desejo é evoluir como empresário contábil.
A segunda revolução
A revolução digital que estamos vivendo apoia a revolução consultiva.
As empresas que querem desenvolver um software que faz tudo. No entanto, um “faz tudo” não atende bem a ninguém.
O que é necessário é um sistema aberto e que se conecta com outros sistemas. Cada um resolvendo o problema da melhor maneira possível. A melhor maneira de fazer impostos, da forma mais barata e automatizada, a melhor forma de fazer folha de pagamento, a melhor forma de fazer controle financeiro, tudo interligado.
Ou seja, criar soluções para os empresários com o menor custo e maior impacto.
Em qualquer uma das fases da transformação digital em que a sua empresa se encontre, é necessário seguir um planejamento e antecipar mudanças. Quem se adapta mais rápido sai na frente.
Um dos segredos para acompanhar a evolução digital da melhor maneira possível é estar com os olhos abertos para as novidades, porém ter o discernimento de descartar ferramentas que não foram tão úteis.
Para entender como e ter maior efetividade ao melhorar a transformação digital da sua empresa, leia os artigos listados abaixo.
Quer melhorar os avanços digitais em sua empresa contábil? Conte com o apoio da Contabilidade.Net
Com os avanços tecnológicos e a crescente digitalização dos processos contábeis, a transformação digital é algo cada vez mais importante para as empresas contábeis.
Por isso, é fundamental que elas estejam atentas e consigam identificar em qual das 4 fases da transformação digital se encontram. A partir deste diagnóstico inicial, é possível começar a evoluir na transformação digital Nesse processo, ter a parceira certa é fundamental.
Por isso, a Contabilidade.NET busca constantemente ajudar você, por meio das melhores e mais atuais ferramentas tecnológicas, a alcançar o sucesso como contador
Invista na tecnologia para sua empresa contábil e invista no futuro!

