Custo fixo x variável – aprenda a diferenciar e dicas para economizar neles!

Aprenda A Diferenca Entre Os Custos Fixos E Variaveis E Como Economizar Neles Em Sua Empresa Blog - Contabilidade.net

Aprenda a diferença entre os custos fixos e variáveis e como economizar neles em sua empresa

A gestão e controle de custo só é possível e eficaz com a destinação correta entre os custos fixos e variáveis

Gerenciar os custos da empresa é um dos principais desafios enfrentados por muitos empresários. Um dos aspectos fundamentais no controle dos custos é a identificação e compreensão da diferença entre os custos fixos e variáveis. Identificando a diferença entre esses dois tipos de custos, você ganhará mais controle sobre o seu negócio.

Neste artigo, vamos abordar o que são custos fixos e variáveis, como é possível diferenciá-los e opções eficazes para economizar no orçamento. Se, desta forma, você conseguir administrar de forma correta seus custos, certamente obterá bons resultados!

Confira mais artigos que vão te ajudar a otimizar a gestão financeira da sua empresa.

O que são custos fixos e variáveis?

Os custos fixos são aqueles inerentes às atividades da empresa e não variam com o nível de atividade. Por outro lado, os custos variáveis são aqueles diretamente relacionados ao nível de atividade de produção ou de vendas. Veja mais:

Custos fixos

Os custos fixos são aqueles que a empresa tem que pagar, independentemente do nível de atividade. São pagamentos que não variam com o volume de produção, como salários, impostos, aluguel ou seguros.

Custos variáveis

Os custos variáveis são aqueles diretamente relacionados ao nível de produção, como matérias-primas, energia, horas extras, etc. Estes custos variam, proporcionalmente, à quantidade de produtos produzidos.

Como diferenciar custos fixos e variáveis na prática?

A maneira mais simples e eficiente de analisar se os custos são fixos ou variáveis é entender como eles funcionam dentro da empresa, por exemplo, ao determinar se os custos são inerentes à empresa, sendo necessários independentemente do nível de produção, então são custos fixos. Já aqueles custos que podem sofrer variações conforme o nível de produção são custos variáveis.

De maneira geral, os custos fixos sofrem bem menos variações e são imprescindíveis para a manutenção das atividades de uma empresa, já os variáveis irão oscilar bem mais em relação ao aumento ou redução na produção, ou nas vendas da empresa.

Economizando nos custos fixos

Existem algumas maneiras de economizar nos custos fixos. Uma delas é renegociar contratos anuais, como aluguel ou seguros. Além disso, é importante priorizar os gastos e buscar alternativas mais baratas, como contratar fornecedores com condições de contratação mais baratas.

Economizando nos custos variáveis

No caso dos custos variáveis, há alguns passos simples que podem ser tomados para reduzi-los. Por exemplo, usar materiais alternativos mais baratos ou usar menos energia em processos produtivos são algumas das opções para reduzir os custos variáveis.

Além disso, reduzir o desperdício de recursos durante o processo produtivo é outra maneira de economizar nos custos variáveis. Medidas simples, como reduzir o tempo de produção, reaproveitar parte dos materiais e automatizar processos, buscar alternativas para otimizar os processos e evitar retrabalhos podem gerar muita economia, especialmente se olharmos a longo prazo.

Sabe quem pode ser o diferencial nisso?

Uma boa gestão contábil é essencial para todos os negócios. O profissional da contabilidade pode ajudar a sua empresa a reduzir os custos fixos e variáveis ao fazer uma análise detalhada de gastos e identificar áreas que necessitam de ajustes. 

Por exemplo, o contador pode ajudar a reduzir custos de contratação de funcionários, custos de energia e materiais e outras despesas. Uma análise conclusiva desses dados permitirá que a empresa faça melhores escolhas com os gastos, reduzindo os custos fixos e variáveis, melhorando assim as margens de lucro.  

Além disso, é uma ferramenta essencial para planejar e preparar as declarações fiscais e gerenciar os impostos da empresa. Aumentar a lucratividade é um dos principais objetivos de qualquer empresa. Ter um profissional da contabilidade alinhado aos objetivos da sua empresa, portanto, é o diferencial na redução de custos ​​sem perder qualidade no serviço ou produto oferecido.

Contabilidade.Net: respaldo para uma gestão de custos efetiva 

Agora que você já sabe a diferença entre custos fixos e variáveis e como economizar em cada um deles, é hora de colocar a teoria em prática. Para isso, entre em contato com a Contabilidade.Net e comece a reduzir seus custos fixos e variáveis para ter uma empresa cada vez mais competitiva no mercado!

PRESSIONE AQUI PARA AUXÍLIO ESPECIALIZADO NA GESTÃO DE CUSTOS

5/5 - (1 vote)
Summary
 Custo fixo x variável - aprenda a diferenciar e dicas para economizar neles!
Article Name
Custo fixo x variável - aprenda a diferenciar e dicas para economizar neles!
Description
Aprenda a diferença entre os custos fixos e variáveis e como economizar neles em sua empresa. Leia e entenda sobre Custo Fixo e Variável
Author
Publisher Name
Contabilidade.net
Publisher Logo

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados