Crescimento das vendas: como fazer de maneira efetiva!

Crescimento Das Vendas Blog - Contabilidade.net

É muito importante que a empresa planeje o crescimento de vendas para alcançar os resultados de forma mais efetiva. Sabemos que aumentar esse tipo de resultado é fundamental para o crescimento da empresa.

Algumas empresas pensam em somente contratar mais vendedores sem de fato possuir um plano estratégico para posicionar produtos e serviços de forma orientada a identificar novas oportunidades em diferentes ambientes de mercado.

Um dos melhores caminhos é investir bastante em campanhas de marketing, como forma de apresentar a mensagem da oferta para um maior número de pessoas por meio de comunicação analógica e digital.

A empresa precisa pensar em fazer pesquisas, análise de mercado e iniciar um planejamento de vendas que possa de fato orientar a equipe comercial com apresentação de objetivos claros e bem direcionados.

Inicialmente, os gestores devem fazer uma coleta das métricas de mercado e selecionar as melhores ações de mercado de forma positiva, analisando principalmente as semanas e meses de baixa performance para identificar o que poderia ter prejudicado os resultados em momentos anteriores.

Também é fundamental realizar um estudo de previsão de vendas para um período a ser trabalhado, identificando quais investimentos serão de fato necessários.

Neste artigo apresentamos conceitos e dicas que de fato orientam os empreendedores.

Crescimento das vendas

O objetivo de elevar as vendas precisa alinhar pesquisa de mercado, planejamento de equipes, marketing e ações promocionais de vendas.

Trata-se de um alinhamento essencial para atingir o sucesso da equipe comercial, porém em uma visão prática podem sofrer problemas para colocar os esforços bem direcionados para gerar resultados.

Ao mesmo tempo é importantíssimo ter objetivos definidos no processo de planejamento de vendas. 

Nesse planejamento, os gestores devem pesquisar os perfis dos clientes a serem abordados, realizar previsão de crescimento de ofertas, organizar as metas de vendas de cada produto ou serviço, projetar o crescimento e colocar todos os processos em prática de modo assertivo.

O que fazer para desenvolver o planejamento?

A seguir, apresentamos as principais dicas para ajudar a empresa a desenvolver planejamento de ofertas que possam ajudar na geração dos resultados.

1 – Recursos

A empresa precisa, ao mesmo tempo que cuida do planejamento, capacitar cada vendedor para que ele trabalhe com as melhores abordagens em relação a cada perfil de cliente.

Na capacitação, o profissional precisa ter pleno acesso às informações, produtos e ações de ofertas para gerar vendas e alto nível de desempenho.

A empresa precisa saber colocar as pessoas certas em cada função como forma de reforçar o posicionamento de vendas da equipe de vendas e de atendimento.

Além de cursos nos ambientes internos, o treinamento pode ser reforçado no dia a dia das práticas de trabalho, além das reuniões de revisão de resultados.

2 – Motivação

Para pensar no crescimento das vendas é fundamental direcionar o treinamento para elevar a motivação das pessoas, para alcançar melhores resultados é importante formar representantes de vendas com capacidades superiores.

A motivação também depende da aproximação das equipes de vendas como forma de gerar uma cultura de identificação e colaboração mútua no ambiente interno.

Dessa forma, os vendedores poderão compreender melhor o relacionamento profissional interno com o relacionamento com o cliente externo sempre de forma positiva para agregar valores.

Além dos vendedores, é fundamental motivar os gerentes a realizar monitoramento de acompanhamento do desempenho de cada equipe de vendas.

3 – Geração de leads

Gerar público de interesse, principalmente no e-commerce, é um desafio constante.

Segundo pesquisas recentes do Sebrae, somente 20% das empresas brasileiras estão de fato satisfeitas com a qualidade das informações de vendas.

E quando falamos em vendedores e nas informações relativas a produtos e ofertas, é fundamental saber atrair o cliente potencial da melhor forma e criar pontos para tomada de decisão.

No caso da internet, a veiculação de informações podem atrair pessoas interessadas em conhecer determinada marca ou produto, e adentrarem em um funil de vendas até se tornarem em clientes potenciais e ativos.

Na venda presencial, é importante ocorrer uma abordagem de apresentação, informações e características de cada produto como forma de manter o cliente interessado na oferta.

De todo modo, quando o vendedor está treinado e conhece os pontos de informação de cada produto, ele conseguirá atingir melhores resultados.

4 – Persuasão

A persuasão é uma técnica de linguagem muito aplicada em vendas e visa gerar convencimento dos clientes e fechar o negócio de modo conveniente.

A persuasão exige a utilização de palavras-chaves como poder chamar o cliente pelo nome e usar o pronome pessoal “você”. O vendedor deve saber fazer perguntas para identificar as necessidades de cada cliente, principalmente as perguntas que começam com “como” e “por quê”.

É fundamental dominar os gatilhos mentais demonstrando autoridade favorável à marca e ao produto como uma marca que domina o conhecimento é um produto que resolve a questão do cliente.

Conclusão

Portanto, o crescimento das vendas é um resultado que depende de um planejamento estruturado e direcionado conforme os demais esforços da empresa.

Ao mesmo tempo, o planejamento deve ser inserido na rotina comercial, bem como em todos os demais processos produtivos e nas metodologias aplicadas nas vendas.

É fundamental acompanhar os vendedores no dia a dia da empresa para conseguir mapear a rotina comercial da empresa. Verificar como os vendedores se comunicam, quais ferramentas precisam e como eles se relacionam com os clientes.

Em muitos casos, esse processo de acompanhamento poderá exigir o uso de ferramentas automatizadas para inserir dados e resultados.

Em muitos casos, esses dados precisam ser verificados pelo gestor de vendas e pelo gestor de marketing como forma de atualizar processos e verificar em qual nível determinado projeto poderá ser consolidado.

Dessa forma, verificamos que além da dedicação do vendedor e do planejamento, as vendas fazem parte de todos os processos e setores de uma empresa de sucesso.

É importante enxergar a venda muito além do produto e da marca, podendo verificar a geração de valor, a qualidade e a abordagem positiva junto ao cliente como um dos principais caminhos.

Buscar apoio especializado também pode ser determinante para que consiga montar uma boa estratégia de vendas para a sua empresa.

Nós, da Contabilidade.net, contamos com diversos serviços especializados e um time de profissionais que irão fazer a diferença nas decisões de sua rotina.

Temos vasta experiência e a expertise necessária para desenvolver um planejamento eficaz com relação às vendas de sua empresa. Dessa forma, iremos instruir sobre cada passo a ser dado para que consiga crescer ainda mais os seus resultados.

Clique aqui para falar conosco agora mesmo!

5/5 - (2 votes)

Preencha o formulário abaixo para entrar em contato conosco!

Últimos Posts:
Categorias
Arquivos

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados