Como contadores podem usar as redes sociais para conquistar clientes?

Chegou a hora de usar a internet para fazer dinheiro e aumentar a sua receita! Não sabe como começar? Vem que a contabilidade.net te ensina!

1- As duas faces do marketing digital

O marketing digital tem as duas faces da moeda.
De um lado, você gasta seu dinheiro por falta de conhecimento sobre como usá-lo ao seu favor. Do outro, você se faz presente nas redes sociais, site e utiliza ferramentas para crescer continuamente. Em qual lado da moeda você quer ficar?

A crise do coronavírus chegou abruptamente e reforçou a força da internet na comunicação com clientes, sejam eles os que já fazem parte da sua carteira ou novos. Até antes da pandemia, estudos mostraram que 87% dos consumidores procuram sobre um produto ou serviço na internet antes de realmente consumirem.

A pesquisa, divulgada em 2019, é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Sua abrangência foi nas 27 capitais brasileiras e o resultado mostrou muito sobre como vender online.

Mas e se todas as 70 mil organizações contábeis do país decidirem se posicionar digitalmente? Como é possível construir diferenciação e posicionamento?

Um dos fatores primordiais para se destacar em meio a tanto conteúdo é a presença digital. Isso implica ter um site e redes sociais que sejam nutridos de informações ideais para seus clientes, com frequência significativa. Em momentos em que crescem as fake news e as constantes tentativas do governo para mitigar a crise, o contador funciona como um curador de informações e passa ao seu cliente somente as que têm procedência.

É necessário levar conhecimento ao cliente com linguagem simples, de modo a sanar dúvidas, informações da atualidade e ser uma peça chave na resolução de problemas.

Ao alimentar seu público com conteúdo rico, você trabalha dois diferentes gatilhos mentais: autoridade e reciprocidade. Quando você fala algo de valor para seu público-alvo, fica claro que é autoridade no assunto e aumenta — em muito — as chances de que comprem o seu serviço.

Além disso, os seres humanos têm o instinto da gratidão de maneira inconsciente: quando recebemos qualquer tipo de ajuda, somos direcionados a retribuir. Isso pode levar, mesmo que não de imediato, o internauta que tem contato com o seu conteúdo grátis a se tornar cliente.

2- Tenha presença digital 

Atualmente, quem não se posiciona no digital está fadado à falência, já que é onde se concentra a atenção das pessoas e onde estão os seus clientes. Todavia, esse é um processo gradual e que gera resultados aos poucos: de nada adianta montar um site ou redes sociais que sirvam apenas como panfletos digitais. Eles devem ser atrativos e constantes, de modo que passem a fazer parte da rotina do seu público.

Marketing digital é uma entrega de valor no digital. Isso significa saber de fato o que o cliente quer ouvir, saber o que o público quer e entregar isso a ele.

3- Escolha os segmentos de foco

É muito provável que a sua empresa contábil atenda diferentes segmentos. Todavia, nas suas campanhas é importante escolher um público e focar nele. Quando suas campanhas são muito abrangentes, as pessoas tendem a entender que você “atira para todos os lados”, enquanto elas procuram especialistas em seus negócios. Sendo assim, é importante você hipersegmentar e focar no que mais domina — ou pretende dominar.

3- Kit básico da presença digital

É normal que não seja claro por onde começar e o que precisa ser feito para que cada parte da sua presença digital seja bem-sucedida. Sendo assim, preparamos um guia básico para você começar com o pé direito!

Site

É fundamental que você, contador consultor, tenha um site. Ele precisa ser didático, comunicativo, intuitivo e frequentemente alimentado de conteúdos atrativos. 

Hospedagem: É um fator primordial. Atualmente, o Google pune sites que demoram a carregar, o que faz com que eles caiam para os últimos resultados nas pesquisas.

Responsivo: Para que atenda a diferentes necessidades, ele precisa ser adaptável para vários formatos, como o mobile, por exemplo. Caso contrário, as pessoas que só possuem acesso pelo celular acabam perdendo o interesse e migrando para outra página que a contemple.

Vendedor: Seu site precisa ser estruturado com conteúdo e Calls to Actions (Chamadas para ação, conhecido como CTAs) de maneira que o usuário do site se converta em cliente.

Redes sociais

Os stories do Instagram são uma mina de ouro, na qual as pessoas adoram assistir e estão presentes. Eles requerem conteúdos curtos, atrativos e interativos e também pode servir para buscar interações com enquetes, pesquisas, responder perguntas (uma ótima forma de levantar temas e também se mostrar especialista no assunto).

Outra estratégia que vem mudando a maneira como os internautas se comportam no Instagram é o Reels. O Reels foi criado para evitar que as pessoas saíssem do Instagram para o TikTok, de modo a trazer uma função muito semelhante para a plataforma. Sendo assim, vídeos de até um minuto com conteúdos que prendam a atenção são muito bem-vindos. Outra vantagem é que, dependendo da música que você coloque em seu vídeo, ela ajuda a alavancar o alcance dele, de modo que seu conteúdo chega a muito mais pessoas e, portanto, atrai muito mais clientes.

Email marketing

O e-mail é muito usado para receber coisas importantes. Sabendo que pesquisas apontam que, na quarentena, as pessoas clicaram muito mais em e-mail marketing, é uma estratégia que se torna válida investir.

O e-mail pode ser usado para manter uma relação próxima com o seu cliente, de modo a sanar dúvidas, dar sugestões e lembrar das suas obrigações.

Para isso, é fundamental que haja um e-mail corporativo, já que passa muito mais credibilidade e profissionalismo. Evite utilizar seu e-mail pessoal para isso.

5- Quanto custa investir em marketing digital?

O marketing digital é um investimento que demonstra retornos. É importante lembrar que é na internet que estão seus potenciais clientes e, uma vez que você se faz capaz de entender suas necessidades e supri-las, é muito provável que o internauta se torne um cliente da sua base.

Custo

Enquanto não se aplica na prática, é muito difícil mensurar de maneira quantitativa o custo de investimento. Isso porque é só a partir do momento que o capital é aplicado que as suas publicações passam a ser recomendadas para pessoas que tenham interesse nelas fora da sua “bolha” atual. Para isso, você também pode recorrer a empresas de marketing especializadas para chegar nos melhores resultados.

Um exemplo de boa ferramenta é o gerenciador de anúncios do Facebook, que permite que você escolha o destino das suas publicações, como selecionar que eles atinjam pessoas do bairro X, da cidade Y. Além disso, há a possibilidade de remarketing, que significa que seus anúncios aparecerão para pessoas que já visitaram a sua página em algum momento.

Todavia, para explorar essas ferramentas, você precisará explorar um recurso já citado anteriormente — a hipersegmentação. Muitas pessoas utilizam o remarketing de maneira muito abrangente e acabam perdendo dinheiro, já que direcionam o internauta para a home do site, por exemplo, em vez de levá-lo para um conteúdo mais específico, que desperta mais interesse e instiga que ele visite as outras seções.

6- Iscas digitais e CTAs para conquistar clientes

Sabe como criar um bom relacionamento com os seus clientes? E como fazer com que leads se tornem clientes de fato? Basta usar as iscas corretas: as Chamadas Para Ação (CTA, do inglês Calls To Action) são a chave para fazer com que os clientes entrem para o seu time!

Como já conversamos, é muito importante ter conteúdos que despertem o gatilho de reciprocidade em quem chega no seu site. Você pode oferecer planilhas, Ebooks, por exemplo, e pedir em troca algumas informações. Nome, E-mail e telefone são dados comuns requeridos, mas saiba que, quanto mais exclusivo for o seu conteúdo, mais você pode pedir em troca. Caso contrário, nem peça. 

Mas sempre, SEMPRE, termine com um CTA. Sem as Calls To Action, o seu cliente não tem tantos estímulos para manifestar o comportamento que você deseja. 

Conversão

Agora que você já conhece o seu cliente e sabe a sua dor, é hora de entrar em ação. Com os dados fornecidos, você consegue entrar em contato e mostrar como você e a sua contabilidade são a solução que ele precisa.

Ainda, no seu site é imprescindível que haja um botão para o cliente solicitar o contato direto com você. Ele disponibiliza os dados e você entra em contato, de modo que demonstre preocupação e interesse em ser a solução para seu o problema.

Estude cada uma dessas dicas e seja proprietário do seu próprio destino profissional. Não é mais a época de aumentar a sua carteira baseado em indicações da sua base atual: estamos na era da proatividade e da rapidez. Invista nos seus clientes e eles investirão em você. É hora de se adaptar e fazer parte da nova geração de contadores. A geração contabilidade.net.

Gostou do artigo? Clique aqui e fique por dentro de todos os nossos conteúdos!

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
:(
Espere! Já vai?

Caso tenha restado alguma dúvida, fale com um de nossos especialistas no WhatsApp!

Fique à vontade para nos perguntar o que precisar <3