O que você precisa saber sobre automação e inteligência artificial na área contábil
A frase que o futuro da contabilidade é cada vez mais tecnológico e automatizado não se aplica mais – na verdade, a atualidade da contabilidade é tecnológica. Você, contador, está por dentro desse processo?
Assim como em diversos outros setores do mercado, a automação e a inteligência artificial trazem como principal benefício ao mercado contábil a facilitação de inúmeros processos até então penosos e demorados, que geralmente tomam boa parte das horas de trabalho dos contadores.
Mas, assim como é possível enxergar todos os benefícios, para as empresas, de contar com processos mais ágeis, há quem se preocupe com possíveis consequências como o desaparecimento do profissional de contabilidade, diante da substituição de seu trabalho por soluções automatizadas.
Esse é um motivo para encarar a automação e a inteligência artificial na contabilidade com maus olhos?
Pelo contrário! É hora de compreender a evolução tecnológica para se atualizar enquanto profissional e acompanhá-la. Entenda!
Como utilizar a automação na contabilidade?
Para entender como as empresas de contabilidade podem sentir, na prática, os efeitos dos processos de automação e da inteligência, vamos utilizar o exemplo de uma das empresas mais representativas e bem-sucedidas, atualmente, na aplicação de tais soluções no dia a dia de grandes instituições, a ROIT.
A empresa, que nasceu nos moldes de uma startup, se classifica como a integração plena entre a contabilidade, o setor fiscal, a gestão de contratos e setor financeiro das empresas, capaz de automatizar e conciliar em tempo real todas as contas a pagar e a receber, disponibilizando indicadores contábeis e gerenciais a qualquer momento, na palma da mão.
A lista de serviços automatizados disponíveis, portanto, é grande, incluindo:
- Gestão completa de contratos, com uso de inteligência artificial para reconhecimento, prazos e pagamentos;
- Validações fiscais nas entradas e saídas para os mais diversos documentos (contratos, notas fiscais, faturas e recibos);
- Classificação Contábil;
- Agendamentos automáticos, envolvendo procedimentos anti-fraude.
Os serviços são executados por meio de um software que cruza o histórico de fluxo contábil das empresas com o sistema tributário brasileiro, faz a interpretação dos documentos e direciona os devidos pagamentos.
Como explica o CEO da ROIT, Lucas Ribeiro, no fórum internacional – sobre inteligência artificial e tributação, a inteligência artificial e as inovações tecnológicas são imprescindíveis para os processos tributários e fiscais de uma empresa.
E, com a automatização desses processos, os profissionais podem se perguntar: como manter a relevância do contador nesse cenário?
E o profissional contábil?
De fato, quando muitos profissionais se deparam com a alarmante necessidade de automatizar as tarefas contábeis, a seguinte dúvida pode surgir: ao profissional contábil, restarão trabalhos de análise de documentos fiscais com a utilização de automação e inteligência artificial?
Para quem pensa que essa é uma consequência inevitável das soluções automatizadas, é preciso observar algumas questões.
1. Mercados de atuação
Negócios que oferecem processos de automação e inteligência artificial como o ROIT tendem a possuir um foco em empresas de grande porte (no caso da fintech em questão, optantes do regime de Lucro Real). Ou seja, eles não chegam para “engolir” todas as fatias de mercado disponíveis, ao menos nesse momento.
Há um mercado específico em foco, visando facilitar a rotina de instituições envolvidas em inúmeras operações contábeis e processos extremamente complexos para acompanhar diariamente.
2. Oportunidades profissionais
Para o profissional que se identifica ou se interessa pela área de inovação e tecnologia, há oportunidades para atuar justamente nesse meio, já que as empresas que desenvolvem esse tipo de serviço estão crescendo em ritmo acelerado e precisam contar, é claro, com a inteligência dos profissionais contábeis, que estão familiarizados com todos os processos e obrigações legais.
Essa é uma demanda que só tende a aumentar nos próximos anos, e o profissional que se capacita para atuar na área tem aí excelentes oportunidades de diferenciação no mercado.
3. Automação interna para negócios contábeis
Outro ponto bastante relevante é que antes de interpretar as soluções automatizadas como “vilãs” dos negócios contábeis, é válido considerar como elas podem atender, também, os próprios processos internos dessas empresas, tornando-os mais ágeis e eficientes.
Em outras palavras, as empresas de contabilidade podem usufruir da tecnologia disponível (por meio de softwares desenvolvidos para esse mercado) para atender mais clientes, se diferenciarem perante a concorrência e, ainda, diversificarem a cartela de serviços oferecidos, focando em serviços mais estratégicos.
Esse é, inclusive, o ponto que trataremos com destaque a seguir.
4. Contabilidade Consultiva
Há uma relação bastante direta entre tudo que dissemos até aqui e a revolução do mercado contábil que tem acontecido nos últimos anos, responsável pelo crescimento da figura do contador consultor.
A realidade é que a demanda das empresas – sejam elas de pequeno, médio ou grande porte – mudou, e os negócios contábeis que desejam crescer devem estar atento às necessidades do mercado atual.
As principais mudanças dizem respeito a um posicionamento que considere que o valor de um profissional contábil está muito além do cumprimento de conformidades e tarefas automáticas do cotidiano.
Com essa visão em mente, as empresas de contabilidade estão aptas a abraçar as possibilidades da tecnologia e voltarem seu foco para atividades de valor estratégico para seus clientes: que tal utilizar todos os dados gerenciados e analisados diariamente para ajudar a fazer empresas transformarem resultados e crescerem?
Enquanto se compreende a relevância dos serviços de consultoria e de apoio à gestão financeira para seus clientes, a conclusão sobre a importância da automatização na contabilidade é quase natural. Afinal, ela permite focar aquilo que realmente poderá fazer seu negócio crescer!
Empresário contador, não sabe como começar para ter uma contabilidade consultiva e aproveitar a inovação a seu favor?
Então, comece conferindo os materiais abaixo que disponibilizamos especialmente para te auxiliar nessa tarefa.
- Conheça os benefícios dos avanços tecnológicos para o contador
- Como se tornar um contador consultor? Conheça os pilares e prepare-se!
Você sabe o que a Contabilidade.Net pode fazer por você?
A Accounting.net tem como missão fornecer apoio ao contador para que esses profissionais possam trabalhar de forma mais independente e aprender como auxiliar no crescimento das empresas de seus clientes e assim, gerar bons resultados para si mesmo.
Sabemos que, por meio da tecnologia e do suporte necessário, você, empresário contábil, pode se tornar um contador consultor de sucesso e levar prosperidade para novos clientes.
Para saber mais sobre a contabilidade consultiva, acesse os conteúdos da Contabilidade.Net.
CLIQUE AQUI E CONTE COM APOIO PARA SE TORNAR UM CONTADOR DE SUCESS